EUA monitorará redes de brasileiros que solicitarem visto de estudante

Embaixada dos EUA no Brasil anuncia verificação de redes sociais para solicitantes de visto

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nesta quarta-feira (25) informando que procederá com a verificação dos perfis nas redes sociais de todos os solicitantes de vistos de estudante e intercâmbio.


1750875754 414 ebc

Configuração de privacidade pública exigida

Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público’, conforme divulgado pela embaixada em nota oficial.

Tipos de visto

O visto do tipo F é solicitado por quem pretende entrar no país para estudar em uma universidade ou escola. Já o visto do tipo M é destinado a estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas. Por fim, o visto J é voltado para estudantes de intercâmbio.

Justificativa do governo norte-americano

O governo dos Estados Unidos justificou a medida alegando que utiliza “todas as informações disponíveis” para determinar se os solicitantes de visto representam ou não uma ameaça à segurança do país.

Medida anunciada anteriormente

A nota divulgada pela embaixada nesta quarta-feira direciona o público brasileiro para uma medida anunciada há uma semana pelo Departamento de Estado dos EUA. De acordo com um telegrama do governo de Donald Trump, os funcionários dos consulados serão obrigados a realizar uma verificação abrangente de todos os candidatos a estudantes e participantes de intercâmbio para identificar aqueles que possuem atitudes hostis em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores dos Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok