Estudo: uso diário de maconha supera álcool nos EUA

Aumenta o número de americanos que usam maconha diariamente em comparação ao álcool

Novo cenário nos EUA

Pela primeira vez, o número de americanos que usam maconha quase todos os dias ultrapassou o daqueles que bebem álcool com essa frequência, uma mudança que demorou 40 anos e aconteceu à medida que o uso recreativo da maconha se tornou mais comum e legalizado em quase metade dos Estados dos EUA.

Dados revelam mudança de comportamento

Em 2022, 17,7 milhões de pessoas relataram usar maconha de forma diária ou quase diária, comparado a 14,7 milhões de bebedores diários. Em 1992, menos de 1 milhão de pessoas disseram que usavam maconha quase todos os dias.

Novas tendências de consumo

O álcool ainda é mais amplamente utilizado, mas 2022 foi a primeira vez que o nível intenso de uso de maconha superou o consumo diário e quase diário de álcool. Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis estão usando-a diariamente ou quase diariamente. Esse padrão está mais associado ao uso do tabaco do que ao uso típico de álcool, segundo o autor do estudo, Jonathan Caulkins.

Impacto nas políticas e saúde pública

O estudo, baseado em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, foi publicado na revista Addiction. Caulkins reconheceu que as mudanças legais e a aceitação pública podem estar influenciando os resultados. O governo federal nos EUA está considerando medidas para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa.

Riscos e preocupações

Usuários de alta frequência têm mais probabilidade de se tornarem viciados em maconha, segundo especialistas. Além disso, o uso frequente aumenta o risco de desenvolver psicose associada à cannabis, uma condição grave. Pesquisas mostram que mais pessoas estão em risco de desenvolver problemas de uso de cannabis ou vício.

Dados adicionais sobre o uso de substâncias nos EUA

– Estima-se que 42% das pessoas que usaram maconha no último mês fazem isso diariamente ou quase diariamente, em comparação com 11% dos usuários de álcool.

– 62 milhões de americanos relataram ter usado maconha pelo menos uma vez no último ano, enquanto cerca de 177 milhões beberam no mesmo período.

– Cerca de 3 em cada 10 pessoas que usam cannabis têm transtorno de uso de cannabis, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

– Em 2022, 29,5 milhões de americanos tinham um transtorno de uso de álcool.

– O uso recreativo da maconha é legal em 24 estados dos EUA.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok