Erika Hilton solicita bloqueio de contas de Eduardo Bolsonaro no STF


Erika Hilton pede bloqueio das contas bancárias de Eduardo Bolsonaro

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) solicitou, nesta quinta-feira (10), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o bloqueio das contas bancárias do deputado Federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Além disso, ela também requereu o bloqueio de investimentos financeiros, imóveis e das doações em dinheiro feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, para bancar a estadia dele nos Estados Unidos.

Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e mudou-se para os Estados Unidos, alegando perseguição política. Ele está sendo investigado no STF pela suposta atuação para incitar o governo norte-americano a adotar medidas contra o governo brasileiro e o STF.

Contexto internacional

A solicitação da deputada ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar, nesta quinta-feira (9), a taxação de 50% das exportações brasileiras, a partir de 1° de agosto, e criticar a atuação do STF no julgamento de Bolsonaro no processo da trama golpista. De acordo com Erika Hilton, o filho de Bolsonaro atua para enfraquecer a soberania do Brasil e lesar economicamente o país em busca de “benefícios pessoais”.

“As medidas articuladas pelo investigado e impostas pelo governo dos Estados Unidos ofendem frontalmente compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), especialmente os princípios da nação mais favorecida, da não discriminação e da boa-fé nas relações multilaterais”, argumenta a deputada.

Andamento da investigação

O inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro foi prorrogado ontem por mais 60 dias. Na decisão, Alexandre de Moraes alegou que o investigado continua interferindo no andamento da ação penal da trama golpista. “Verifica-se que o investigado Eduardo Nantes Bolsonaro permanece praticando condutas com o objetivo de interferir e embaraçar o regular andamento da AP 2.668/DF [núcleo 1], que já se encontra em fase de apresentação de alegações finais pelas partes”, afirmou Moraes.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok