
Encceja 2025: Prazo para Justificar Ausência na Edição Anterior Encerra Nesta Sexta-feira
O prazo para as pessoas interessadas em participar gratuitamente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) da edição de 2025, justificar suas ausências na edição anterior termina nesta sexta-feira (28), às 23 horas e 59 minutos.
O Encceja tem como objetivo testar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade certa. A participação no exame é gratuita para aqueles que não faltaram a alguma edição anterior ou conseguiram justificar a ausência.
O procedimento de justificativa de ausência deve ser realizado de forma online, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. O envio de documentação datada e assinada é necessário para comprovação do motivo da ausência, conforme o edital disponível no site oficial do Encceja.
Resultado do Recurso em 15 de Abril
A solicitação de justificativa de ausência será analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o resultado do recurso será divulgado em 15 de abril.
O participante que não justificar a ausência no Encceja 2024 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir a pasta em R$ 40.
A cobrança será gerada no sistema de inscrição, e o boleto poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até 7 de maio.
Encceja 2025: Provas em 3 de Agosto
As provas da edição nacional do Encceja 2025 serão aplicadas em 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Os participantes serão avaliados de acordo com os conhecimentos do ensino fundamental e médio, abrangendo diversas disciplinas.
Inscrições para a Edição de 2025 em Abril
Os interessados em participar do Encceja 2025 devem se inscrever no Sistema Encceja entre os dias 21 de abril e 2 de maio. O participante que necessitar de atendimento especial deverá informar a condição que motiva a solicitação no ato da inscrição.
Condições como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, entre outras, poderão ser informadas. Neste ano, participantes com diabetes também poderão se identificar na inscrição, mediante laudo médico.
Além disso, gestantes, lactantes, idosos, e estudantes em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especializado, desde que apresentem documentação comprobatória.
A opção de uso do nome social durante o exame estará disponível para os participantes que se autoidentificarem dessa forma e cadastrarem o nome social na Receita Federal durante o período de inscrição.
Serviço e Preparação para o Encceja
O Inep disponibilizou materiais de estudo gratuitos para professores e estudantes que desejam conquistar o certificado do ensino fundamental ou médio. Além disso, é possível estudar pelas provas das edições anteriores do Encceja para se preparar adequadamente para o exame.
Requisitos para Participar do Encceja
Para realizar o exame, é necessário ter idade mínima de 15 anos completos na data das provas do ensino fundamental e 18 anos completos para as provas do ensino médio.
A emissão do diploma (declaração de proficiência) é de responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderiram ao Encceja 2025.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok