
Ministro do STF determina soltura de empresário turco naturalizado brasileiro
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (8) pela soltura do empresário Mustafa Göktepe, cidadão nascido na Turquia e naturalizado brasileiro. A decisão ocorreu após uma revogação da prisão do acusado, que é alvo de um pedido de extradição feito pelo governo turco, por suposta ligação com o Movimento Hizmet, grupo de oposição ao presidente Recep Tayyip Erdogan e considerado uma “organização terrorista” na Turquia.
Solicitação de soltura após esclarecimento da nacionalidade
A determinação de soltura de Mustafa Göktepe foi feita após a defesa esclarecer que o empresário é cidadão brasileiro, informação que não estava presente no primeiro ofício enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao STF em relação ao pedido de extradição solicitado pelo governo turco. Mustafa possui o status de naturalizado brasileiro desde 2012.
“Em face disto, a revogação da prisão deve ser deferida, razão pela qual determino a imediata expedição de alvará de soltura de Mustafa Göktepe, sem prejuízo da continuidade do procedimento até avaliação do órgão colegiado competente”, decidiu Dino.
Defesa alega perseguição política e destaca integração do empresário no Brasil
A defesa de Mustafa Göktepe alegou que ele é alvo de perseguição política e destacou que o empresário reside no Brasil desde 2004, possui duas filhas brasileiras e não possui antecedentes criminais. A soltura do empresário foi determinada levando em consideração a nova informação sobre sua nacionalidade e status de naturalizado.
Fonte: Agência Brasil