
Dilma Rousseff manifesta pesar pelo falecimento do Papa Francisco
A presidenta do banco dos Brics e ex-presidenta da República, Dilma Rousseff, expressou profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, em nota divulgada nas redes sociais nesta segunda-feira (21). Ela destacou o legado humanista do pontífice e o classificou como “um exemplo de humanidade”.
Um pontificado marcante
“A partida de Sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente”, afirmou Dilma Rousseff. Para ela, o Papa Francisco, primeiro da América Latina, trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança.
Defesa dos mais pobres e do meio ambiente
A ex-presidenta, que esteve com o pontífice em 2024, ressaltou o papel de Francisco na defesa dos mais pobres, na promoção da justiça social, da fraternidade entre os povos e na luta pelo meio ambiente, frequentemente referida por ele como a “Casa Comum”.
“Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura”, escreveu Dilma Rousseff, que em 2013 recebeu o Papa Francisco em sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.
Ela também relembrou momentos pessoais de admiração pelo líder religioso: “Sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia”.
Solidariedade e orgulho
Dilma Rousseff prestou solidariedade à família do Papa, ao povo argentino — país natal de Jorge Mario Bergoglio — e aos milhões de fiéis em todo o mundo que se sentiram tocados por sua mensagem. “Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações”, afirmou Dilma.
“Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade. Descanse em paz, Papa Francisco”, concluiu a ex-presidenta.
Fonte: Agência Brasil