
Ataque no sudoeste do Paquistão deixa 23 passageiros mortos
Um ataque brutal chocou a região sudoeste do Paquistão nesta segunda-feira, 26, quando homens armados mataram 23 passageiros a tiros após retirá-los de ônibus, veículos e caminhões. O incidente, considerado um dos ataques mais letais na área, ocorreu no distrito de Musakhail, na província de Baluchistão.
Detalhes do ataque
Os homicídios aconteceram durante a noite, com os agressores queimando pelo menos dez veículos antes de fugirem do local. O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e o ministro do Interior, Mohsin Naqvi, repudiaram o ataque e garantiram que os responsáveis não ficarão impunes.
Possíveis motivações
Horas antes do ataque, o grupo separatista Exército de Libertação Baluch havia emitido um aviso pedindo para que as pessoas evitassem as rodovias. Apesar disso, nenhum grupo se responsabilizou pelo atentado. Os separatistas na região costumam atacar trabalhadores e populares do Punjab, numa tentativa de forçá-los a deixar a província, que enfrenta uma insurgência há anos.
Contexto político e social
A maioria dos episódios violentos no Baluchistão são atribuídos a grupos que buscam a independência do governo central em Islamabad. Além disso, militantes islâmicos também têm presença na província, aumentando a tensão e a violência na região.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok