Facebook Instagram Telegram Twitter
  • Roraima
    • Geral
    • Cidades
    • Esporte
    • Polícia
    • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Entretenimento
Buscar
Facebook Instagram Telegram Twitter
correioderoraima correioderoraima Correio de Roraima
  • Roraima
    • Geral
    • Cidades
    • Esporte
    • Polícia
    • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Entretenimento
  • Brasil

Correios: empregados buscam diálogo para cortar despesas

15 de maio de 2025

Crise nos Correios: Trabalhadores pedem a instalação de comitê de crise

Após uma série de medidas de cortes de despesas anunciadas pela direção dos Correios, os trabalhadores querem a instalação de um comitê de crise para tratar da situação da empresa. Na última sexta-feira (9), a estatal divulgou um relatório mostrando um prejuízo de R$ 2,6 bilhões no ano passado.

Para reverter a situação, os Correios anunciaram que pretendem economizar R$ 1,5 bilhão este ano. Para tanto, a diretoria determinou, entre outras medidas:

  • Suspensão de férias em 2025
  • Redução nas jornadas de trabalho com redução salarial
  • Transferência voluntária e temporária de carteiros e atendentes comerciais para centros de tratamento
  • Retorno obrigatório ao trabalho presencial

Em comunicado, os Correios informaram que a implementação do plano de redução de despesas tem como objetivo fortalecer a sustentabilidade financeira da empresa e garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

“Ainda que 85% das unidades sejam consideradas deficitárias, os Correios garantem o acesso universal de todas e todos aos serviços postais, com tarifas justas, em cada um dos 5.567 municípios atendidos”, disse a empresa.

Medidas para a sustentabilidade financeira

Entre as medidas estão também a prorrogação do programa de desligamento voluntário (PDV) até 18 de maio, mantendo os atuais requisitos de elegibilidade; a revisão da estrutura da sede da empresa, com corte de pelo menos 20% no orçamento de funções; lançamento de novos formatos de planos de saúde, com economia estimada de 30% para a empresa e para os empregados.

O plano prevê ainda o compartilhamento de unidades operacionais; venda de imóveis ociosos; revisão de contratos; reestruturação da rede tratamento e de atendimento; otimização da malha operacional e logística; lançamento de uma plataforma de e-commerce e inclui a captação R$ 3,8 bilhões com o New Development Bank (NDB), o banco dos Brics.

“Com a implementação das medidas e a captação de investimento do NDB, a previsão é reduzir 12% dos custos operacionais e aumentar o lucro operacional da empresa em cerca de R$ 3,1 bilhões ao ano”, diz comunicado dos Correios.

Diálogo entre trabalhadores e empresa

Com o anúncio, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findetec) diz que se tornou indispensável a abertura de um canal de diálogo permanente entre a gestão da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e seus trabalhadores.

“Mudanças estruturais só têm efetividade quando debatidas com quem opera a empresa diariamente. A transparência nos dados econômicos, operacionais e atuariais, compartilhados previamente com representantes dos empregados, evita retrocessos e permite a construção de soluções alinhadas à realidade da base”, disse a Fentec em documento encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A entidade solicitou uma audiência com o presidente para debater as questões.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), outra entidade representativa dos trabalhadores da empresa, anunciou que vai lançar um Comitê em Defesa dos Correios, na próxima quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados. Segundo a entidade, a iniciativa tem apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios.

Endividamento e reivindicações dos trabalhadores

Além da criação do Comitê, os trabalhadores querem a suspensão de qualquer medida que afete a qualidade dos serviços ou os direitos dos empregados enquanto durar o processo de diálogo e a devolução dos dividendos pagos ao governo federal entre 2011 e 2013. Nesse período, foram distribuídos à União cerca de R$ 3 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio.

Segundo um relatório de avaliação dos resultados de gestão dos Correios, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2017, a empresa apresentou crescente degradação na sua capacidade de pagamento no longo prazo (liquidez) entre 2011 e 2016.

Além disso, os Correios tiveram aumento do endividamento e da dependência de capitais de terceiros, e principalmente, redução drástica de sua rentabilidade, com a geração de prejuízos crescentes a partir do exercício de 2013.

Na avaliação das entidades trabalhistas, a retirada de recursos acarretou queda acentuada no capital de giro e redução de investimentos essenciais em tecnologia, infraestrutura e logística. Elas apontam ainda que foram esses os fatores que alimentaram “a espiral de endividamento e obrigaram a contratação de empréstimos emergenciais”.

“A recomposição desses recursos no caixa da ECT permitirá a retomada de projetos estratégicos, como a modernização de centros de triagem e a implementação de soluções logísticas inteligentes, sem qualquer prejuízo aos direitos ou benefícios dos empregados, preservando a universalidade dos serviços postais”, diz o ofício encaminhado à Presidência.

A Agência Brasil entrou em contato com os Correios para saber se há algum canal de diálogo aberto com os trabalhadores, mas até o momento não obteve retorno.

Fonte: Agência Brasil

  • TAGS
  • Correios
  • cortar despesas
  • diálogo
  • empregados
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
    admin

    NOTÍCIAS RELACIONADASMais do autor

    Mutirão do INSS prevê 19 mil atendimentos para reduzir fila da perícia

    Canetas emagrecedoras: entenda quando o uso pode fazer mal à saúde

    Mega-Sena acumula para R$ 115 milhões

    MAIS LIDAS

    Ana Paula Renault é a grande campeã do ‘BBB26’ com 75,94%...

    O ‘BBB26’ chegou ao fim na noite desta terça-feira, 21, e acabou consagrando Ana Paula Renault como a grande campeã do famoso reality show da TV Globo.A sister disputava...

    Militares de 30 países discutem em Londres reabertura de Ormuz

    Seleção feminina de futebol recebe EUA para dois amistosos no Brasil

    Ana Paula, Juliano e tia Milena disparam em popularidade nas redes...

    Teerã diz que só negocia quando for suspenso bloqueio naval no...

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ana Paula Renault é a grande campeã do ‘BBB26’ com 75,94% dos votos

    Militares de 30 países discutem em Londres reabertura de Ormuz

    Seleção feminina de futebol recebe EUA para dois amistosos no Brasil

    Ana Paula, Juliano e tia Milena disparam em popularidade nas redes após ‘BBB26’

    Teerã diz que só negocia quando for suspenso bloqueio naval no Golfo

    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Anuncie
    • Contato

    Copyright © 2025 Correio de Roraima. Todos os direitos reservados.