Córrego volta a invadir casas em Porto Alegre

Porto Alegre enfrenta fortes chuvas e bairros ficam inundados

Após vários dias sem chuva, a cidade de Porto Alegre teve um dia de precipitação prolongada e intensa ao longo de toda esta quinta-feira (23). Por causa disso, ruas e avenidas ficaram alagadas e, em alguns bairros, especialmente no centro-sul e sul da capital, voltaram a ficar inundados e pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas.

Cirurgião dentista vê sua casa ser invadida pelas águas

O cirurgião dentista Brígido Ribas, morador do bairro Cavalhada, na zona sul da capital, viu sua casa ser invadida pelo arroio (córrego) que dá nome ao bairro, repetindo a situação ocorrida no início do mês. Ele teve que subir os móveis e abrir as portas para a água passar. Ribas e a esposa foram obrigados a deixar a residência e vão dormir no vizinho.

Desafios enfrentados pelos moradores

Ribas relatou à Agência Brasil: “Agora choveu de novo, o parece um pouco pior do que da outra vez, porque tem ondas lá atrás da casa, eu vi pelo vidro da porta que tem ondas do arroio pra dentro da minha, para cima da minha casa. Daí, eu deixei toda aberta, o portão e a porta da casa, porque a água tá passando por dentro. O que eu pude subir das minhas coisas, eu subi. Vamos ver se dessa vez vão aguentar. Da última, eu consegui salvar a maioria dos móveis e eletrodomésticos.”

Situação no bairro Menino Deus e ação do Exército

No bairro Menino Deus, os moradores também enfrentaram alagamentos. A presença de blindados do Exército, incluindo um veículo anfíbio, circulando por vias alagadas ofereceu auxílio para a saída dos residentes.

Impacto do entulho e casas de bomba parciais

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o entulho acumulado nas ruas e bueiros, juntamente com o funcionamento parcial das casas de bombeamento, contribuíram para as inundações. O prefeito Sebastião Melo anunciou a suspensão das aulas e o fechamento das comportas do Guaíba devido ao acúmulo de água na cidade.

A gestão municipal estava ciente da possibilidade de chuvas fortes e declarou que não foi pega de surpresa. A população enfrenta desafios e busca formas de lidar com as consequências das fortes chuvas na capital gaúcha.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok