
Consórcio Nordeste cria Comitê para emergências climáticas
O Consórcio Nordeste anunciou a instalação de um Comitê Científico de Monitoramento e Enfrentamento das Emergências Climáticas (CC-MEEC) para atuar nos nove estados nordestinos. A proposta é monitorar e enfrentar situações de emergência climática, visando viabilizar assessoramento técnico especializado aos estados-membros e promover cooperações para fortalecer a resiliência climática na região.
Atuação conjunta dos estados do Nordeste
O CC-MEEC será composto por dois representantes de cada estado, buscando uma atuação conjunta para lidar com os desafios climáticos que têm se tornado cada vez mais presentes na rotina da região. A iniciativa reflete a preocupação dos governadores e governadoras do Nordeste com o cenário atual das emergências climáticas.
Abordagem científica na preservação de vidas
Segundo nota do consórcio, a criação do comitê reforça a abordagem científica em questões essenciais para o país, como a preservação de vidas. O texto destaca um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que aponta que se o Brasil tivesse seguido as diretrizes do Comitê Científico do Nordeste, aplicadas pelos governadores da região em seus estados, 250 mil vidas poderiam ter sido salvas.
Coordenação e liderança
O Comitê será coordenado pela geóloga e professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Olívia Maria Cordeiro de Oliveira. Sua liderança traz a expertise necessária para orientar as ações do grupo e garantir a eficácia no monitoramento e enfrentamento das emergências climáticas no Nordeste.
Por: Assessoria de Imprensa do Consórcio Nordeste
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok