
Conselho de Ética arquiva processo por quebra de decoro parlamentar
Em uma sessão marcada por bate-boca e princípio de briga, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados tomou a decisão de arquivar o processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado André Janones (Avante-MG) nesta quarta-feira (5). O arquivamento foi aprovado por 12 votos contra cinco, após uma intensa discussão entre os parlamentares. Após a votação, Janones e o deputado Nikolas Ferreira se envolveram em uma briga que precisou ser contida pelos assessores presentes no local.
Isonomia e argumentos
O relator do processo no conselho, Guilherme Boulos (PSOL/SP), recomendou o arquivamento, argumentando que a questão envolvendo Janones era uma questão de isonomia. Boulos apontou que diversos outros casos no Conselho também são arquivados devido aos fatos investigados serem anteriores à atual legislatura. Segundo Boulos, o mérito da questão deveria ser avaliado pela Justiça.
No entanto, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-SP) apresentou um relatório separado pedindo a continuação da investigação no Conselho. Ele alegou que, embora o fato seja anterior ao atual mandato, apenas veio a público durante a atual legislatura, o que justificaria a continuidade das investigações.
Briga entre deputados
Além das acaloradas discussões e xingamentos durante a sessão, o clima de tensão se intensificou após o arquivamento do caso. Os deputados Janones e Nikolas Ferreira (PL/MG) protagonizaram um momento de briga no lado de fora do plenário, conforme vídeos que circulam nas redes sociais demonstram. Janones chegou a desafiar Nikolas para um confronto.
A confusão só foi contida nos corredores da Câmara pelos assessores presentes no local.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









