Conheça os sete cardeais brasileiros eleitores do próximo papa

Colégio de Cardeais do Vaticano e a Eleição do Sucessor de Papa Francisco

O Colégio de Cardeais do Vaticano, responsável por eleger o sucessor de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morto nesta segunda-feira (21), no próximo conclave, é composto por 252 integrantes, dos quais oito são brasileiros. Um deles, Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos, arcebispo emérito de Aparecida do Norte (SP), não poderá votar, embora participe das discussões e possa ser votado.

Regras Eleitorais do Vaticano

Pelas regras do Vaticano, os cardeais com mais de 80 anos de idade não têm direito a voto no conclave, embora participem do processo de escolha e possam receber eleitos. Desta forma, 252 cardeais estão aptos a ocupar o posto de líder máximo da Igreja Católica, mas apenas 135 podem votar.

Perfil dos Brasileiros no Conclave

Veja o perfil dos brasileiros que fazem parte do Colégio de Cardeais:

João Braz de Aviz

Nascido em Santa Catarina, João Braz de Aviz estudou filosofia e teologia, tornando-se presbítero em 1972. Atualmente, é prefeito da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e arcebispo emérito de Brasília, tendo sido nomeado cardeal em 2012.

Paulo Cezar Costa

Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Cezar Costa é arcebispo de Brasília e foi nomeado cardeal em 2022 pelo papa Francisco. Com mestrado e doutorado em teologia, ele possui uma longa trajetória na Igreja Católica no Brasil.

Sérgio da Rocha

Arcebispo de Salvador e arcebispo Primaz do Brasil, Sérgio da Rocha é membro da Congregação para os Bispos e do Conselho de Cardeais, sendo o único latino do grupo. Com formação em teologia moral, ele tem uma extensa experiência eclesiástica.

Odilo Pedro Scherer

Arcebispo metropolitano de São Paulo, Odilo Pedro Scherer é um dos cardeais brasileiros mais proeminentes. Com mestrado e doutorado em teologia, ele exerceu diversos cargos importantes na Igreja Católica.

Jaime Spengler

Presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Jaime Spengler é um dos líderes religiosos mais influentes do Brasil. Com vasta formação acadêmica, ele foi criado cardeal pelo papa Francisco em 2024.

Leonardo Ulrich Steiner

Arcebispo de Manaus e cardeal desde 2022, Leonardo Ulrich Steiner é conhecido por sua atuação na Prelazia de São Félix e como secretário-geral da CNBB. Sua nomeação como cardeal foi um reconhecimento de sua dedicação à Igreja na região amazônica.

Orani João Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta é um dos cardeais mais proeminentes do Brasil. Com uma longa trajetória na Igreja, ele recebeu o título de Cardeal-Presbítero pelo papa Francisco em 2014.

Votação no Conclave

O cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis, nascido em 1937, não está apto a votar devido à idade, mas participa ativamente das discussões no conclave. Com uma vasta experiência na Igreja Católica, ele foi nomeado cardeal em 2010 por Bento XVI.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok