Comitiva de ministros visita RS devido às chuvas na sexta-feira

Comitiva de Ministros visita o Rio Grande do Sul por conta de fortes temporais

Situação crítica no estado

Uma comitiva de ministros irá visitar o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3) para prestar auxílio em meio aos fortes temporais que assolaram a região. De acordo com informações da Defesa Civil, até o momento, os temporais já deixaram dez mortos e 21 pessoas desaparecidas. Além disso, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

Anúncio da visita

O anúncio da ida da comitiva foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, por meio de uma rede social. Segundo ele, a visita tem o intuito de reforçar a ajuda humanitária prestada pelo Governo Federal às famílias atingidas pelas chuvas e de dialogar com as prefeituras locais.

Mobilização dos governantes

O governador Eduardo Leite e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por telefone para discutir a situação. Nas redes sociais, o presidente informou que determinou atuação dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social no estado. Já Leite solicitou o envio de ajuda, especialmente de helicópteros, para resgate de famílias ilhadas em razão das enchentes.

Impactos dos temporais

Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3). A situação tem acarretado em estradas bloqueadas, danos em escolas com suspensão das aulas e problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia em diversos municípios.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok