Comissão discute uso de menores por facções e desafios socioeducativos

Comissão de Segurança Pública debaterá uso de menores por facções criminosas

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira (11), uma audiência pública para discutir o uso de menores por facções criminosas e as falhas nas políticas socioeducativas.

Debate solicitado pelo deputado Roberto Monteiro Pai

O debate atende a pedido do deputado Roberto Monteiro Pai (PL-RJ) e está marcado para as 16h30, em local a ser definido.

Envolvimento crescente de adolescentes em crimes

Segundo o parlamentar, o envolvimento crescente de adolescentes em crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios tem agravado o cenário da segurança pública, principalmente em grandes centros urbanos.

Ele alerta que o número de adolescentes apreendidos e encaminhados às unidades socioeducativas vem aumentando, mas as medidas acabam sendo ineficazes por conta de problemas estruturais, como falta de vagas, escassez de recursos e ausência de políticas de reinserção social adequadas.

“Muitos jovens entram e saem do sistema sem que haja uma mudança significativa em suas trajetórias. Para que o trabalho socioeducativo tenha sucesso, é imprescindível um investimento adequado em infraestrutura, profissionais capacitados e programas de reinserção social”, diz Monteiro Pai.

Impactos da socioeducação na sociedade e segurança pública

“A socioeducação tem impactos diretos tanto na sociedade quanto na segurança pública, pois se baseia na educação escolar e na capacitação profissional para geração de renda, permitindo que o adolescente infrator tenha alternativas reais para abandonar o mundo do crime”, explica o deputado.

O parlamentar ressalta ainda que o Parlamento tem papel estratégico na formulação de políticas públicas mais eficazes para a área. “A Comissão de Segurança Pública deve se debruçar sobre essa questão sensível e complexa, aprofundar o conhecimento sobre o tema e apresentar propostas concretas de melhorias”, diz.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok