Brasileiros na Paralimpíada de Paris: estreia dos nadadores na quinta-feira

A natação paralímpica brasileira se prepara para os Jogos de Paris 2024

A natação paralímpica brasileira iniciou seus treinos na Paris La Defense Arena, visando sua estreia na próxima quinta-feira (29), um dia após a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Com um histórico de 125 medalhas conquistadas (40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes), a modalidade é a segunda que mais trouxe medalhas para o país, ficando atrás apenas do atletismo, com 170 medalhas. O Brasil está representado em Paris por uma delegação de 280 atletas, sendo 37 deles nadadores, com 21 homens e 16 mulheres.

Expectativas para a competição

O atual campeão paralímpico nos 200 metros livre e nos 50m costas, Gabriel Araújo, de 22 anos, demonstrou entusiasmo com os treinos na piscina oficial da competição. Gabriel competirá nas provas 50m e 100m costas, 150m medley, 50m e 200m livre, da classe S2, e declarou estar mais tranquilo e focado para a estreia nos Jogos Paralímpicos.

“Gostei muito. Cheguei cedo para ver a piscina da competição. É sensacional. É uma arena muito grande. Já deu para ficar imaginando como vai ser o clima nos dias da competição, com torcida. Com certeza, vai ser uma sensação diferente. Estou mais tranquilo e mais focado desta vez, tentando fazer o possível para nada me desconcentrar até a nossa estreia”, disse Gabriel Araújo.

Outra nadadora brasileira de destaque, Carol Santiago, atual recordista mundial dos 50m livre, também treinou na La Defense Arena. A pernambucana de 39 anos conquistou três ouros e um bronze na edição de Tóquio e tem tudo para brilhar novamente em Paris. Carol competirá em diversas categorias para atletas com deficiência visual, como S11, S12 e S13, e busca mais pódios para o Brasil.

Delegação brasileira de natação em Paris 2024

A delegação brasileira de natação em Paris é composta por atletas como Alan Kleber Basílio, Ana Karolina Soares, Gabriel Bandeira, Carol Santiago, Matheus Rheine, Victor dos Santos Almeida, entre outros nomes. A equipe brasileira tem como objetivo superar o desempenho histórico alcançado em Tóquio 2020, quando faturou 23 medalhas na natação paralímpica.

Os atletas brasileiros estão se preparando com dedicação e foco para representar o país da melhor forma nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, buscando superar suas marcas e conquistar mais honrarias para o Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok