
Brasil emplaca 6 surfistas nas oitavas de final da etapa de Abu Dhabi
O Brasil dominou as oitavas de final masculinas da segunda etapa do circuito mundial de surfe em Abu Dhabi, no Oriente Médio, que pela primeira vez na história sedia o evento. A competição na maior piscina de ondas artificiais do mundo contou com a participação de 36 atletas, sendo 11 deles brasileiros. Pela manhã (tarde em Abu Dhabi), Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Yago Dora se destacaram na primeira rodada qualificatória e avançaram diretamente para as oitavas.
Primeiro dia da etapa
A competição masculina teve início com 36 surfistas, e Ítalo Ferreira foi o primeiro brasileiro a passar de fase. O potiguar, campeão olímpico em Tóquio, obteve um somatório de 12.90, com destaque para sua performance na sexta bateria. O formato da competição na piscina de Abu Dhabi estabelece que cada atleta surfe quatro ondas ao longo da bateria, sendo duas para a direita e duas para a esquerda.
Outro destaque brasileiro foi Filipe Toledo, bicampeão mundial, que garantiu sua vaga nas oitavas totalizando 14.50 pontos. Toledo competiu ao lado de Ian Gouveia e Marco Mignot. Além disso, Yago Dora avançou com um somatório de 12.20 na sétima bateria, enfrentando Samuel Pupo e Cole Houshmand.
Manobras aéreas na repescagem
A repescagem contou com 24 surfistas competindo por quatro vagas nas oitavas de final. Miguel Pupo se destacou com manobras aéreas radicais, obtendo a maior nota da repescagem, 7.77 pontos. Deivid Silva, Mateus Herdy e Joel Vaughan também se classificaram para as oitavas com performances sólidas.
Resultados do primeiro dia
No qualificatório, diversos surfistas brasileiros se destacaram, como Miguel Pupo, Mateus Herdy, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Yago Dora, Deivid Silva e Samuel Pupo. Já na repescagem, Miguel Pupo, Deivid Silva, Mateus Herdy, Samuel Pupo e outros surfistas garantiram suas vagas nas oitavas de final.
A etapa de Abu Dhabi prosseguirá com as oitavas de final no masculino e a abertura da competição feminina no sábado. No domingo, ocorrerão as quartas, semifinais e a decisão de títulos, tanto no feminino quanto no masculino. A disputa promete grandes emoções e performances incríveis dos surfistas brasileiros.
Fonte: Agência Brasil









