Brasil espera apoio do Brics para resultados ambiciosos na COP30

Transição Energética: Desafios e Perspectivas

Em maio deste ano, os ministros de Energia de países membros do G20 divulgaram um comunicado oficial, no qual afirmavam o compromisso em promover “transições energéticas justas, ordenadas e equitativas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa”. Apesar disso, a realidade da transição para fontes de energia mais limpas ainda enfrenta desafios e obstáculos.

O professor da Universidade de Brasília (UnB) destaca a importância de utilizar recursos provenientes de fontes não renováveis para financiar a expansão da capacidade de geração de energia verde. No entanto, ele ressalta que as economias globais não estão preparadas para uma transição abrupta, o que poderia resultar em inflação e crises econômicas. Além disso, a indústria de petróleo e gás ainda conta com pesados subsídios, dificultando a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

Para o professor, a redução dos subsídios à indústria de petróleo e gás é essencial para direcionar os recursos para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. No entanto, ele ressalta que a tendência atual é adiar esse processo, o que pode comprometer os esforços globais para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok