Brasil conquista quatro ouros na etapa cazaque da Copa do Mundo de boxe

Pugilismo Brasileiro Conquista Sete Medalhas na Etapa de Astana da Copa do Mundo de Boxe

O pugilismo brasileiro encerrou a participação na etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, com sete medalhas, sendo quatro douradas, conquistadas neste domingo (6). A delegação verde e amarela também obteve duas pratas e um bronze, em um desempenho que ficou atrás somente dos anfitriões, que subiram ao pódio oito vezes.

Medalhas de Ouro

Os quatro ouros vieram nas disputas masculinas. Na categoria até 60 quilos, Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha e neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, superou Lundaa Gantumur, da Mongólia. Entre os pugilistas até 70 kg, Kaian Reis foi campeão diante do indiano Hitesh Gulia. No combate que decidiu o campeão até 90 kg, Isaías Ribeiro venceu o turco Emrah Yasar. Já na categoria até 65 kg, Yuri Falcão garantiu a medalha dourada ao bater Abhinash Jamwall, da Índia.

Medalhas de Prata e Bronze

O Brasil ainda participou de duas finais femininas, ficando com a prata em ambas. Na decisão da categoria até 60 kg, Rebeca Santos não resistiu à cazaque Viktoryia Grafeyev, atleta da casa. Na categoria até 57 kg, Jucielen Romeu, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023, foi superada pela indiana Jaismine Lamboria. No sábado anterior, Caroline Almeida já tinha assegurado o bronze, ao cair na semifinal da disputa entre pugilistas até 51 kg.

Próximas Etapas

Esta foi a terceira etapa da Copa do Mundo em 2025, após disputas em Foz do Iguaçu (PR) e Ústí Nad Labem, na República Tcheca. A última parada da temporada será em Nova Déli, na Índia, entre 15 e 22 de novembro. Antes disso, em setembro, ocorrerá o Campeonato Mundial em Liverpool, na Inglaterra. Este será o primeiro organizado pela World Boxing, que se tornou a federação internacional do esporte em abril de 2023, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) desfiliar a Associação Internacional de Boxe (IBA) por corrupção e falta de governança.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok