
Operação conjunta do Inea e Polícia Militar apreende balões no Parque Estadual dos Três Picos
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou uma ação conjunta com a unidade de polícia ambiental da Polícia Militar que resultou na apreensão de dois balões, com cerca de sete metros de altura, e uma bandeira de 20 metros, que caíram dentro do Parque Estadual dos Três Picos, localizado na região serrana do Rio de Janeiro.
O Parque Estadual dos Três Picos abrange uma área que se estende pelos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. O local é conhecido por suas trilhas, vistas panorâmicas e pelo conjunto de montanhas raníticas dos Três Picos.
“A prática de soltar balões constitui uma infração grave à legislação ambiental e representa um risco para a ocorrência de incêndios florestais. As ações de fiscalização e de educação ambiental serão mais frequentes para coibir essa atividade ilegal. É imprescindível reforçar: soltar balões é crime ambiental, com sanções previstas em lei”, afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em nota.
Alerta durante as festas juninas
Com a aproximação das festas juninas, a prática ilegal de soltar balões aumenta, o que é expressamente proibido por lei. Os balões juninos, de ar quente, inflamáveis e não tripulados, representam um perigo quando caem, podendo causar incêndios na vegetação, residências e na rede elétrica, especialmente em períodos de tempo seco.
Além disso, a soltura de balões também representa uma ameaça para a aviação civil. Em muitas ocasiões, os radares não conseguem detectar os balões devido às condições meteorológicas, aumentando o risco de colisão com aeronaves.
A legislação brasileira prevê penalidades para quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões. A pena pode variar de um a três anos de reclusão, além de multa de R$ 500 por unidade de balão apreendido.
Denúncias e informações
Para denunciar crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro, a população pode entrar em contato com o Linha Verde através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital), ou ainda utilizar o aplicativo “Disque Denúncia Rio”. No aplicativo, é possível anexar fotos e vídeos, garantindo o anonimato do denunciante.
Fonte: Agência Brasil