Balanço do INSS: 1,345 mi de pedidos de reembolso

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em busca de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Segundo dados divulgados pela instituição nesta sexta-feira (16), até as 17h, foram registrados 1.345.817 pedidos de reembolso, um aumento significativo em relação aos 1.051.238 pedidos registrados até o dia anterior.

Consulta e autorização de descontos

No total, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico em busca de informações sobre descontos de entidades associativas. Deste número, 24.818 informaram que os descontos foram de fato autorizados. Além disso, foram realizados 34.960.465 acessos à plataforma Meu INSS, com quase 6 milhões de segurados buscando informações sobre os descontos e mais de 2 milhões informando que não tiveram descontos.

Este serviço, que está em seu terceiro dia de funcionamento, permite aos beneficiários consultarem o valor dos descontos ao longo dos anos e informar se foram ou não autorizados, abrindo um processo administrativo para reembolso.

Contestações e notificações

No total, 41 entidades associativas estão sendo contestadas em relação aos descontos, abrangendo todas que tinham credenciamento com o INSS para realizar os descontos. Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre os descontos, podendo agora consultar as entidades responsáveis pelos descontos por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas.

Investigação em andamento

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão investigando os descontos feitos por entidades associativas nos benefícios previdenciários dos aposentados e pensionistas do INSS. Mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS desde quinta-feira (15) para verificar os descontos, e o prazo para solicitar reembolso é indeterminado.

As associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação individualizada comprovando a adesão voluntária dos beneficiários aos descontos ou efetuando o recolhimento do valor devido. Em caso de pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para devolução na conta do segurado.

Alerta de golpes e canais oficiais

O INSS alerta para golpes, informando que não realiza ligações telefônicas, envio de mensagens SMS, e-mails, WhatsApp ou outros canais não oficiais para comunicar sobre os descontos. O contato oficial é feito por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, os beneficiários devem entrar em contato pela central de teleatendimento 135 ou por meio dos canais oficiais do INSS, como o site e as redes sociais verificadas.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok