
Auxílio Reconstrução: Famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul podem confirmar cadastro a partir desta segunda-feira
As famílias desalojadas e desabrigadas de 369 municípios do Rio Grande do Sul podem confirmar, a partir desta segunda-feira (27), as informações do responsável de cada uma das famílias cadastradas pelas prefeituras gaúchas no site do Auxílio Reconstrução. O valor de R$ 5.100,00 será pago em uma única parcela pelo governo federal, limitado a um recebimento por família afetada pelas cheias. Essa ajuda financeira será destinada para a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam em decorrência das enchentes.
Auxílio aprovado em situações de calamidade
Após a confirmação das informações pelo cidadão, os dados da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para conferência e pagamento, em 48 horas, na conta do responsável familiar cadastrado. A previsão dada pelo governo federal é que o sistema para confirmação dos dados do responsável familiar cadastrado entre no ar nesta segunda-feira. Porém, até o fechamento desta reportagem, o site ainda não estava disponível, com a assessoria de imprensa confirmando que a página virtual será ativada ainda hoje, sem horário previsto.
Procedimentos para a solicitação do benefício
As famílias contempladas são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais atingidas pelas enchentes no estado e identificadas pelas prefeituras. O auxílio é destinado às que tiveram perdas de bens e/ou que deixaram suas casas, de forma temporária ou definitiva. Até o momento, estão contemplados pelo Auxílio Reconstrução 369 municípios gaúchos, que tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, conforme a lista divulgada pelo órgão.
Pagamento e regras do benefício
Com os dados conferidos, as informações serão cruzadas com outras bases de dados do governo federal, como as da Previdência e de programas de assistência social, para confirmar endereços e CPFs. Após essa verificação, o pagamento será autorizado, estimando-se que o repasse do valor emergencial ocorra em até 48 horas. As famílias que têm conta poupança ou corrente na Caixa receberão o dinheiro nesta conta, caso contrário, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família. Todas as regras e orientações sobre o Auxílio Reconstrução estão detalhadas nas Medidas Provisórias e Portarias do governo federal.
Dúvidas sobre o processo de cadastro
Em caso de dúvidas sobre o processo de cadastro, as famílias afetadas podem buscar informações com o setor responsável da prefeitura daquele município ou acessar o site do MDIR, que foi criado para esclarecer questões sobre o Auxílio Reconstrução. É importante ressaltar que cada família tem direito a apenas um benefício, sendo configurado como crime o recebimento indevido do Auxílio, sujeitando o fraudador a sanções penais e cíveis.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok