Atletismo garante três medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris

Brasil conquista mais medalhas no atletismo dos Jogos Paralímpicos de Paris

O Brasil se destacou na manhã desta terça-feira (3) ao conquistar mais três medalhas no atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris. As conquistas foram um ouro, com Yeltsin Jacques, um bronze, com Júlio César Agripino, e uma prata com Raissa Machado.

Yeltsin e Júlio brilham nos 1500m T11

Yeltsin Jacques obteve a medalha de ouro nos 1500m da classe T11 (deficiência visual) com o tempo de 3min55s82, quebrando os recordes mundial e paralímpico. Júlio César Agripino ficou com o bronze, completando o percurso em 4min04s03. A medalha de prata foi para o etíope Yitayal Yigzaw, que correu em 4min03s21.

Em suas palavras, Yeltsin comentou que estava muito feliz por repetir o feito de Tóquio e destacou o crescimento do Brasil nas provas de meio fundo e fundo no atletismo paralímpico.

Yeltsin conquistou sua quarta medalha paralímpica em Paris, somando aos dois ouros em Tóquio 2020, enquanto Júlio Agripino foi ouro nos 5000m em Paris, prova em que Yeltsin foi bronze.

Raissa Machado leva a prata no lançamento de dardo da classe F56

A baiana Raissa Machado conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo da classe F56, competindo sentada, com a marca de 23,51m, ficando atrás somente dos 24,99m da atleta da Letônia, Diana Krumina.

“Acordei sabendo que uma medalha seria minha, não importava a cor. Agora é começar a me preparar para buscar o ouro em Los Angeles (nos Jogos Paralímpicos de 2028)”, afirmou Raissa em sua entrevista.

No atletismo, além das conquistas de Yeltsin, Júlio e Raissa, outros atletas brasileiros se destacaram e garantiram vagas em finais decisivas.

Bartolomeu Chaves e Rayane Soares se destacam nas provas

O maranhense Bartolomeu Chaves garantiu sua vaga na final dos 400m T37 ao vencer sua bateria com o tempo de 52s34. A maranhense Rayane Soares também se destacou ao avançar para a final dos 100m T13, com novo recorde das Américas, 11s90.

Além disso, outra brasileira envolvida na disputa, Gabriela Mendonça, também avançou para a final, com o tempo de 12s76.

Brasileiros em finais de natação

A modalidade de natação trouxe mais oportunidades para brasileiros conquistarem medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris. Victor Almeida dos Santos, Mariana Gesteira, Carol Santiago, Gabriel Melone, Mayara Petzold e Samuel Oliveira estão entre os atletas brasileiros que vão disputar finais.

A cada prova, os brasileiros buscam superar seus próprios limites e trazer ainda mais medalhas para o Brasil nestes Jogos Paralímpicos.

Destaques no tênis de mesa

No tênis de mesa, a paranaense Danielle Rauen se destacou ao vencer a croata Mirjana Lucic por 3 a 0 e avançar para as quartas de final da classe WS9 no individual. Enquanto a paulista Jennyfer Parinos não conseguiu avançar e foi eliminada na categoria WS9 individual.

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok