Ana Sátila e Pepê avançam na Olimpíada de Paris

Pepê Gonçalves e Ana Sátila avançam para as oitavas de final do caiaque cross nas Olimpíadas de Paris

No último sábado (3), Pedro Gonçalves, conhecido como Pepê, e Ana Sátila Vargas garantiram suas vagas na fase eliminatória de oitavas de final do caiaque cross. A modalidade é uma das novidades no programa olímpico da canoagem slalom nos Jogos de Paris.

Desempenho na competição

O torneio teve início com a disputa da primeira rodada, onde os competidores foram divididos em chaves com três atletas cada. Os dois com os melhores tempos avançaram diretamente para as oitavas de final, enquanto o terceiro colocado teve a chance de disputar a repescagem.

Na competição masculina, Pepê participou da segunda bateria e alcançou a segunda posição, avançando para as oitavas mesmo cometendo uma falta no momento da largada. Já Ana Sátila enfrentou mais dificuldades, terminando em terceiro lugar na primeira corrida do dia e garantindo sua vaga nas oitavas após vencer a repescagem.

Expectativas dos atletas

Em declaração à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Pepê destacou sua preparação para a prova e a importância de ter competido em uma bateria mais tranquila. Por outro lado, Ana Sátila ressaltou o desafio do caiaque cross e sua determinação em superar os obstáculos.

Próximas etapas da competição

O caiaque cross terá continuidade neste domingo (4) com a fase eliminatória. Os homens iniciarão as descidas às 10h30, enquanto as mulheres começarão às 11h45, com o objetivo de avançar para as quartas de final. Ana Sátila buscará sua primeira medalha olímpica na canoagem slalom, após competir em outras modalidades.

Para Pepê Gonçalves, a oportunidade de melhorar seus resultados nesta Olimpíada é um objetivo claro, após não ter avançado à final em outras provas.

Novidade radical na canoagem slalom

O caiaque cross é uma versão “radical” da canoagem slalom, introduzida nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em Paris. Na prova, os atletas competem juntos na corredeira, passando por portas verdes e vermelhas, além de realizar manobras específicas, como o caiaque roll. Diferente da canoagem tradicional, é permitido tocar nas portas durante a prova, desde que o competidor passe por todas elas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok