Alckmin apoia reforma tributária com vantagens

Geraldo Alckmin defende reforma tributária em evento da Fiesp

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, expressou seu apoio à reforma tributária durante o evento Reforma Tributária e Indústria: Os Desafios da Regulamentação, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda-feira (29).

Benefícios da reforma tributária, segundo Alckmin

Alckmin ressaltou que a reforma trará inúmeros benefícios para o país, destacando a simplificação do sistema tributário como um dos principais pontos. Ele mencionou exemplos práticos, como a tributação do pão de queijo, que sofre variações conforme a classificação do produto. Alckmin afirmou que a simplificação é fundamental para reduzir a complexidade e garantir maior transparência no sistema.

Problemas atuais e perspectivas futuras

O vice-presidente também criticou a carga tributária elevada no Brasil e a falta de transparência, apontando que a reforma permitirá visualizar melhor a alta carga tributária no país. Alckmin destacou a regressividade da atual sistemática tributária e a má alocação de investimentos, que poderá ser corrigida com as mudanças propostas.

Impacto econômico da reforma tributária

Segundo Alckmin, a reforma tributária tem potencial para aumentar o PIB, o investimento, as exportações e beneficiar a indústria. Ele acredita que a mudança na forma de tributação, passando do pagamento na origem para o pagamento no destino, reduzirá a guerra fiscal, a complexidade e a litigiosidade, favorecendo o ambiente de negócios no país.

Desafios e perspectivas para implantação

O ministro reconheceu as dificuldades para a implantação da reforma, mas ressaltou a importância do gradualismo em casos de mudanças complexas. Alckmin afirmou que é melhor implementar a reforma em etapas ao longo de seis anos do que não realizá-la. Ele também elogiou a iniciativa da Fiesp com a criação do Observatório Tributário, que tem como objetivo fornecer informações técnicas sobre o sistema tributário.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok