
Filme brasileiro “O Agente Secreto” é premiado em Cannes
O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do renomado Festival de Cannes, na França. Além disso, o ator Wagner Moura, protagonista da película, foi premiado como melhor ator.
Destaque no cenário cinematográfico internacional
Embora O Agente Secreto fosse um dos favoritos para receber a Palma de Ouro, o prêmio máximo de Cannes, a honraria acabou sendo concedida ao filme Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.
Recepção calorosa e reconhecimento
O longa de Kleber Mendonça Filho teve sua estreia mundial no festival, em 18 de maio, e foi recebido com mais de 10 minutos de aplausos. Nas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou tanto o diretor Kléber Mendonça quanto o ator Wagner Moura pela premiação.
Kleber Mendonça Filho já dirigiu outros filmes aclamados, como Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos também competidores pela Palma de Ouro em suas respectivas edições.
Protesto e engajamento político
No passado, durante a apresentação de Aquarius em Cannes, a equipe do filme protestou contra o afastamento da então presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O diretor, acompanhado de outras personalidades, levou cartazes com mensagens de repúdio ao impeachment.
Já Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, empatando com a produção francesa Les Misérables.
O enredo de Bacurau se passa em um povoado no sertão brasileiro e aborda eventos inesperados desencadeados a partir da morte de uma moradora local.
Reconhecimento nacional
O presidente Lula parabenizou os prêmios de melhor direção e melhor ator para O Agente Secreto, destacando o orgulho da arte brasileira no cenário internacional. Lula ressaltou que as premiações demonstram a qualidade e o talento do cinema nacional.
“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou no festival de Cannes mostram que o cinema brasileiro não deve nada para ninguém. Seguiremos encantando os públicos ao redor do planeta com filmes que exaltam nosso talento e nossa cultura”, afirmou Lula em suas redes sociais.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok