Irã realiza funeral de comandantes e cientistas mortos

Teerã se despede de comandantes militares e cientistas nucleares em funeral emocionante

Uma grande multidão vestida de luto tomou as ruas de Teerã neste sábado (28) para prestar homenagem aos principais comandantes militares, cientistas nucleares e civis mortos durante a guerra aérea deste mês com Israel. Pelo menos 16 cientistas e 10 comandantes seniores foram lembrados no funeral, incluindo figuras proeminentes como o chefe das Forças Armadas, general Mohammad Bagheri, o comandante da Guarda Revolucionária, general Hossein Salami, e o chefe da Força Aeroespacial da Guarda, general Amir Ali Hajizadeh.

Emoção e homenagens na Praça Azadi

Os caixões foram levados para a Praça Azadi, em Teerã, com fotos dos falecidos, enquanto a multidão agitava bandeiras e demonstrava seu pesar. Alguns presentes se aproximaram para tocar os caixões e jogar pétalas de rosas sobre eles. A TV estatal mostrou imagens de mísseis balísticos em exibição, e mais tarde foram realizadas orações em massa na praça em memória dos falecidos.

“Procissão dos Mártires do Poder”

A TV estatal chamou o funeral de “procissão dos Mártires do Poder” e informou que um total de 60 pessoas mortas na guerra foram homenageadas, incluindo mulheres e crianças. Entre os presentes estavam o presidente Masoud Pezeshkian, Ali Shamkhani, conselheiro do líder supremo do Irã, e Mojtaba, filho do aiatolá Ali Khamenei.

“Hoje, os iranianos, por meio de uma resistência heroica contra dois regimes armados com armas nucleares, protegeram sua honra e dignidade e olham para o futuro com mais orgulho, mais dignidade e mais determinação do que nunca”, disse o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, presente no funeral.

Apesar da ausência de Khamenei e de qualquer declaração pública sua desde o início do conflito, o clima de honra e respeito marcou o evento. O líder supremo do Irã costuma conduzir orações sobre os caixões de comandantes seniores em funerais anteriores, que são transmitidos pela televisão estatal.

Conflito entre Irã, Israel e Estados Unidos

O conflito teve início em 13 de junho, quando Israel lançou ataques contra instalações nucleares iranianas, resultando na morte de comandantes militares e civis. O Irã retaliou com mísseis contra alvos israelenses, e os Estados Unidos se envolveram no conflito em 22 de junho com ataques a instalações nucleares iranianas.

Os comandantes Bagheri, Salami e Hajizadeh foram mortos no primeiro dia da guerra. Bagheri foi enterrado no cemitério de Behesht Zahra, nos arredores de Teerã, enquanto Salami e Hajizadeh serão enterrados neste domingo.

Em um momento de dor e honra, Teerã se despede de seus heróis caídos, em um funeral que simboliza a determinação e o orgulho do povo iraniano diante dos desafios enfrentados.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok