
Fitch mantém nota da dívida brasileira dois níveis abaixo do grau de investimento
A agência de classificação de risco Fitch decidiu manter a nota da dívida pública brasileira dois níveis abaixo do grau de investimento. A perspectiva da classificação foi reafirmada como estável, indicando que não há planos de alteração nos próximos meses.
Razões para a manutenção da nota
No comunicado emitido pela Fitch, foram citados quatro fatores que justificam a decisão de manter a nota da dívida brasileira. Entre esses fatores estão o alto e crescente nível de dívida pública, a rigidez orçamentária, as baixas pontuações de governança e o crescimento potencial relativamente baixo da economia do país.
A agência também destacou que as eleições presidenciais de 2026 podem adiar a resolução dos problemas fiscais para 2027. Além disso, mencionou as recentes dificuldades na relação do governo com o Congresso como um ponto de atenção.
Até o momento, o Ministério da Fazenda não se pronunciou sobre a decisão da Fitch em manter a nota da dívida brasileira.
Histórico e posicionamento de outras agências
Em julho de 2023, a Fitch elevou a nota da dívida brasileira para dois níveis abaixo do grau de investimento, mantendo a perspectiva estável para a classificação. Desde então, não houve mudanças na avaliação da agência em relação ao Brasil.
Outras agências de classificação de risco também tiveram movimentações em relação à nota da dívida brasileira. Em dezembro de 2023, a S&P elevou a nota do país de três níveis para dois níveis abaixo do grau de investimento. Já em 2025, a Moody’s reduziu a perspectiva da nota da dívida soberana brasileira de positiva para estável, impedindo a possibilidade de o país obter o selo de bom pagador até o fim do governo.
Essas decisões refletem o cenário econômico e político do Brasil, assim como as perspectivas de crescimento e estabilidade financeira do país. A relação com o mercado internacional e as políticas fiscais adotadas pelo governo também influenciam diretamente nas avaliações das agências de classificação de risco.
Em resumo, a manutenção da nota da dívida brasileira pela Fitch reforça a necessidade de medidas concretas para fortalecer a economia e as finanças públicas do país, visando uma melhoria no cenário de investimentos e uma possível recuperação do grau de investimento no futuro.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok