Thiago Ávila chega ao Brasil após três dias preso em Israel

Ativista da Flotilha da Liberdade detido por Israel chega ao Brasil

Após três dias detido por Israel, Thiago Ávila, ativista e coordenador da Flotilha da Liberdade, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos na madrugada desta sexta-feira (13). Durante sua detenção, Ávila foi colocado em uma solitária e aderiu à greve de fome.

Deportação de ativistas

Junto com Ávila, outros cinco ativistas também foram deportados. Entre eles estão Rima Hassan, da França; Yasmin Acar, da Alemanha; Suayb Ordu, da Turquia; e Reva Viard, da França. Em uma coletiva de imprensa no aeroporto, Ávila destacou os esforços feitos para ajudar o povo de Gaza.


Ávila ressaltou: “A gente tentou o máximo que a gente pôde levar a nossa missão humanitária com alimentos, medicamentos, muletas, filtros de água, próteses para crianças amputadas para o lugar onde elas são mais necessárias no mundo hoje”.

Ativistas ainda detidos

Atualmente, três ativistas permanecem detidos em Israel. São eles: Pascal Murieras, o jornalista Yanis Mhamdi e Mark Van Rennes. Na primeira leva de deportações estavam Greta Thunberg, Baptiste Andre, Sergio Toribio e Omar Faiad. A segunda leva de deportações, que incluiu Ávila, ocorreu recentemente.

Interceptação em águas internacionais

No início de junho, os 12 ativistas embarcaram no navio “Madleen” com o objetivo de levar suprimentos humanitários para Gaza. Porém, foram interceptados em águas internacionais no dia nove pelas forças israelenses. O momento da interceptação foi registrado pelas câmeras do barco em que estavam.

Situação dos ativistas detidos

Até o momento, não há atualizações sobre o estado dos três ativistas que permanecem detidos em Israel. O caso continua sendo acompanhado pelo Centro Adalah, uma organização egípcia de Direitos Humanos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok