Rio prepara operação especial para Bienal do Livro

Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber a Bienal Internacional do Livro, que terá início na próxima sexta-feira, dia 13, e acontecerá no Riocentro, localizado na zona oeste da cidade. A realização deste evento reforça a vocação literária do Rio de Janeiro, que neste ano recebeu o título de Capital Mundial do Livro. A prefeitura orienta os visitantes a utilizarem o transporte público para chegar ao local, e a Bienal encerrará suas atividades no dia 22 deste mês.

Transporte para a Bienal do Livro

Uma operação especial de transporte será realizada para levar o público até a Bienal do Livro. Nos fins de semana do evento (14 e 15 e 21 e 22) e no feriado de Corpus Christi, no dia 19, está previsto um serviço especial de BRT partindo do Terminal Jardim Oceânico até as estações Riocentro e Olof Palme. O serviço funcionará das 9h às 23h, com tarifa normal de R$ 4,70.

Nos mesmos dias, será disponibilizado um serviço especial entre o terminal Paulo da Portela, em Madureira, e o terminal Recreio, das 9h às 23h, com paradas em diversas estações ao longo do percurso. Além disso, as linhas de transporte urbano 51 (Recreio x Deodoro-Parador) e 41 (Madureira x Recreio-Expresso) serão reforçadas nos dias úteis, com a linha 41 fazendo paradas nas estações Olof Palme e Riocentro durante o período da Bienal.

>>Clique aqui para mais informações sobre a Bienal do Livro do Rio

Trânsito durante a Bienal

O Centro de Operações da prefeitura do Rio monitorará o trânsito e deslocamento de público da Bienal do Livro por meio de 73 câmeras instaladas nas vias do entorno do Riocentro. Uma operação especial será implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego para reduzir impactos no tráfego da região, com 50 pessoas por dia mantendo a fluidez do trânsito, coibindo estacionamento irregular e orientando pedestres e motoristas.

Para facilitar o acesso ao evento, é recomendado que os motoristas utilizem como rota a Avenida das Américas e Avenida Ayrton Senna para a ligação até a via expressa Linha Amarela, devido à sobrecarga na circulação de veículos na região do Riocentro.

Segurança e Proteção

A prefeitura do Rio oferecerá serviços especiais para mulheres durante a Bienal do Livro. Servidores da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cuidados divulgarão cursos oferecidos pela pasta e distribuirão materiais da campanha Rio+Seguro para Mulheres, que aborda a rede de enfrentamento à violência doméstica.

A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuarão com 40 agentes em apoio ao evento, realizando ações de ordenamento urbano e trânsito. A operação contará também com agentes do BRT Seguro e fiscais da Superintendência de Táxis para garantir a segurança e organização no local.

Programação e Atrações

A Secretaria Municipal de Cultura levará à Bienal a marca Rio Capital Mundial do Livro, concedida pela Unesco. Um stand dedicado ao título terá painéis e ações exclusivas durante todo o evento, incluindo a exibição do projeto Rio Memórias, parangolés literários e exposição de livros ganhadores do Jabuti. A Secretaria Municipal de Educação terá um estande com programação voltada para a valorização da leitura e integração da tecnologia com a educação, recebendo alunos, profissionais da rede municipal e o público visitante.

Prepare-se para vivenciar a magia da literatura na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro! Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok