Lula incentiva Putin a se encontrar com Zelensky por paz

Lula telefona para Putin para tratar de paz entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma ligação para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objetivo de discutir a abertura de negociações de paz com a Ucrânia. A guerra entre os dois países já perdura por mais de 3 anos. A ligação ocorreu durante a escala de Lula em Moscou, durante seu retorno a Brasília.

Estímulo à negociação

“O presidente brasileiro estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, nesta quinta-feira, 15 de maio, reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado.”

Lula e sua comitiva de ministros estão retornando de Pequim, na China, onde cumpriram uma agenda oficial nos últimos dias. Antes de embarcar de volta ao Brasil, com escala na Rússia e no Marrocos, o presidente brasileiro informou, em entrevista a jornalistas, que pediria a Putin que negociasse diretamente um acordo de paz.

Encontro anterior

Lula e Putin já haviam se encontrado no fim da semana passada, em Moscou, durante a participação do brasileiro nas celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, na Segunda Guerra Mundial.

No domingo (11), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou estar pronto para encontrar Putin em Istambul, na Turquia, país que está mediando uma tentativa de acordo. Apesar da oferta de conversa feita pelos russos, e endossada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até o momento não houve confirmação da participação pessoal de Vladimir Putin no encontro sugerido por Zelensky.

Retorno ao Brasil

Lula deve chegar ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (15). A previsão é que o presidente descanse por algumas horas e, ainda pela manhã, embarque para Montevidéu, onde acompanhará o velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok