
Defesa Civil e Prefeitura de Petrópolis vistoriam áreas atingidas por temporal
Técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, realizaram uma vistoria nesta segunda-feira (7) nos principais locais afetados pelo temporal do fim de semana. A ação ocorre após o reconhecimento do governo federal da situação de emergência decretada pela prefeitura no sábado (5).
As primeiras medidas tomadas foram o atendimento às famílias afetadas, seguido pela limpeza e desobstrução das vias atingidas pelas chuvas, visando restabelecer a normalidade na cidade. O prefeito Hingo Hammes destacou: “Agora, iniciamos a etapa de elaboração de projetos para a realização das obras e contamos com o apoio do governo federal para a execução dessas intervenções.”
Locais para obras emergenciais
Três locais foram definidos para receber obras emergenciais: Rua Rio Grande do Sul, no Quitandinha, terá recuperação de pavimento e contenção; Rua Romeu Sutter, no Alto da Serra, passará por obras de contenção e drenagem em um trecho adicional, sendo que outra parte já havia recebido intervenções em um ponto não afetado pelas chuvas.
A Secretaria de Obras também intensificará os trabalhos no Morro da Oficina, onde os serviços já estão em andamento. O objetivo é finalizar dois trechos – um entre as ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão, e outro do início da Rua Frei Leão até a Rua Oswero Vilaça – ainda neste semestre, contemplando soluções de contenção de encostas e drenagem.
Maior tragédia na história de Petrópolis
Recentemente, o Morro da Oficina foi palco de uma tragédia há apenas três anos, em 15 de fevereiro de 2022, apontada pelo governo do Rio de Janeiro como a pior chuva em Petrópolis desde 1932. De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado, foram registrados 258,6 milímetros de chuva em apenas três horas.
A fatalidade já é considerada a maior da história da cidade, superando o número de mortos contabilizados nos temporais de 1988 e 2011. A Defesa Civil informou que 234 pessoas perderam suas vidas na enxurrada de 2022.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok