Procon Boa Vista alerta sobre golpe do cashback

Procon Boa Vista alerta consumidores sobre “golpe do cashback”

O Procon Boa Vista emitiu um alerta aos consumidores sobre um golpe conhecido como “golpe do cashback”. Nesse tipo de fraude, golpistas prometem uma suposta devolução de valores em cartões de crédito e débito mediante o pagamento de taxas.

Como funciona o golpe?

Os golpistas abordam os consumidores oferecendo a oportunidade de receber uma quantia em dinheiro de volta em suas compras, conhecida como cashback. No entanto, para ter acesso a essa suposta devolução, é solicitado que o consumidor pague uma taxa inicial.

Após o pagamento da taxa, os golpistas desaparecem e o consumidor acaba ficando no prejuízo, sem receber o cashback prometido e com a perda do valor pago como taxa.

Recomendações do Procon Boa Vista

O Procon Boa Vista orienta os consumidores a ficarem atentos a esse tipo de golpe e tomar algumas medidas de segurança, tais como:

1. Desconfiar de ofertas muito vantajosas

Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, é importante desconfiar e verificar a sua veracidade antes de tomar qualquer decisão.

2. Não efetuar pagamentos antecipados

Evite realizar pagamentos antecipados em troca de promessas de devolução de valores, principalmente se você não conhece a empresa ou pessoa envolvida na transação.

3. Verificar a reputação da empresa

Antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer seus dados, verifique a reputação da empresa envolvida na suposta oferta de cashback. Consulte o Procon e busque por informações sobre a idoneidade do estabelecimento.

Como denunciar?

Caso você tenha sido vítima do golpe do cashback ou tenha informações sobre possíveis golpistas, é importante realizar a denúncia junto ao Procon Boa Vista. Você pode entrar em contato através do telefone (95) 3621-4390 ou comparecer pessoalmente à sede do órgão localizada na Rua Cecília Brasil, nº 1112, Centro.

A prevenção é a melhor forma de evitar cair em golpes. Fique atento, informe-se e proteja seus dados e seu dinheiro.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok