
Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta queda de casos de SRAG no Brasil
O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (23), traz informações relevantes sobre a situação da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país. De acordo com os dados apresentados, houve uma redução no número de casos da doença, porém, a atualização aponta um aumento em 9 estados brasileiros.
Aumento da doença em 9 estados
Na semana epidemiológica entre 12 e 18 de janeiro, foi observado um crescimento da SRAG em estados como Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Apesar da queda geral no país, essas regiões apresentaram um aumento nos casos da doença.
Incidência da SRAG por covid-19
O boletim também destaca que a incidência semanal média da SRAG por covid-19 tem afetado principalmente crianças pequenas e idosos, com uma maior taxa de mortalidade entre a população acima de 65 anos.
Segundo a pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, além do aumento de casos entre os idosos, a doença está se espalhando para jovens e adultos em estados das regiões Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Estado de diversos estados
O boletim também aponta um aumento de casos de SRAG compatíveis com covid-19 no Maranhão, em Rondônia e no Tocantins, no entanto, ainda não há dados laboratoriais suficientes para confirmar essa associação. Em contrapartida, no Ceará, os casos de SRAG relacionados à covid-19 estão em declínio. Em estados como Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Roraima, o cenário é instável, com recomendação de atenção devido ao aumento de casos nas regiões Norte e Nordeste. Quatro capitais brasileiras apresentam indicadores de crescimento: João Pessoa, Teresina, Manaus e Porto Velho.
Recomendações da pesquisadora
Tatiana Portella destacou a importância do uso de máscaras faciais em locais com aumento de casos, principalmente em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas, como postos de saúde. A pesquisadora também ressaltou a necessidade de manter a vacinação em dia e aconselhou que, ao apresentar sintomas de síndrome gripal, as pessoas permaneçam em casa, em isolamento.
Para mais informações, acesse o site da Agência Brasil.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok