
INSS lança cartão que permite antecipar até R$ 150 do benefício
Aposentados, pensionistas e beneficiários permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora têm a opção de antecipar parte de seu benefício de forma simples e sem juros, correção ou taxas. O cartão Meu INSS Vale+ foi lançado pelo Ministério da Previdência Social e pelo INSS com o objetivo de oferecer uma solução para suprir necessidades básicas dos segurados.

Funcionamento e benefícios
O valor antecipado, de até R$ 150, será descontado diretamente na folha de pagamento do beneficiário, sendo possível utilizá-lo somente uma vez. Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a intenção é proporcionar recursos para a compra de itens essenciais como remédios, alimentos, gás e transporte, sem a incidência de taxas ou anuidades. Lupi ressaltou que é uma forma de disponibilizar um valor menor, porém de maneira mais rápida e sem custos adicionais.
Parcerias e restrições
O benefício será viabilizado por meio de parcerias com instituições financeiras, através de um acordo de cooperação técnica firmado com o INSS. O cartão Meu INSS Vale+ funcionará exclusivamente na modalidade de crédito, não permitindo saques em dinheiro.
No ano passado, o governo lançou o Meu INSS+, que oferece descontos em diversas áreas como farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens, dentre outros. Desde então, o benefício já registrou mais de 32,8 milhões de acessos, conforme informações do ministério.
Regras e restrições
O adiantamento do Meu INSS Vale+ não exigirá desbloqueio prévio do benefício e o INSS não se responsabilizará por dívidas ou compromissos financeiros assumidos pelo beneficiário com as instituições financeiras. O cartão não poderá ser utilizado para apostas físicas ou eletrônicas, com o intuito de evitar o financiamento de vícios.
A antecipação salarial será realizada através de instituições financeiras com pelo menos 12 meses de experiência nesse serviço, que tenham firmado convênio ou acordo de cooperação técnica com o INSS. Além disso, será necessário o uso do cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, adquirido junto à instituição financeira devidamente credenciada.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









