
Presidente determina auditoria para apurar responsabilidades pelo apagão em São Paulo
No último fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Controladoria Geral da União (CGU) realizasse uma auditoria para investigar as responsabilidades pelo apagão de energia elétrica que atingiu a região metropolitana de São Paulo. Mais de 530 mil imóveis continuam sem energia até o momento, de acordo com a concessionária Enel, após fortes chuvas e vendavais atingirem o estado na última sexta-feira (12).
Investigação da CGU
O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, explicou em coletiva de imprensa que a investigação irá determinar a extensão das falhas na fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da própria agência do estado de São Paulo e da concessionária de energia que atende a região. Ainda não há previsão para o completo restabelecimento do serviço.
Além da capital paulista, cidades como Taboão da Serra, Cotia e São Bernardo do Campo seguem afetadas pela interrupção do serviço de energia elétrica, o que também impacta o abastecimento de água em algumas regiões devido ao desligamento de bombas de abastecimento e outros equipamentos da Sabesp, empresa estadual de água e saneamento.
Ressarcimento de prejuízos
O governo federal pretende cobrar da Enel o ressarcimento dos prejuízos causados pelo apagão na região. O Secretário Nacional de Direito do Consumidor, Wadih Damous, informou que os consumidores que tiveram eletrodomésticos ou medicamentos danificados devem guardar as notas fiscais para posterior solicitação de ressarcimento à empresa.
Damous destacou a importância de um diagnóstico completo do apagão, incluindo os consumidores afetados e os canais de atendimento disponibilizados. Ele também informou que a Enel tem um prazo de até 3 dias para restabelecer os serviços de energia em São Paulo.
Intervenção da Prefeitura de São Paulo
A Senacon notificou a Prefeitura de São Paulo para obter informações sobre o serviço de poda de árvores na cidade, já que a queda de árvores durante a tempestade danificou postes e fios de energia. A remoção das árvores é crucial para que o serviço de energia possa ser completamente restabelecido, de acordo com a Enel.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









