Brasil envia bombeiros para combater incêndios na Bolívia

Missão brasileira combaterá incêndios florestais na fronteira com a Bolívia

Uma missão humanitária composta por 62 bombeiros do Brasil está pronta para combater os incêndios florestais na faixa de fronteira com a Bolívia. Dentre os agentes que compõem a equipe, estão 37 membros da Força Nacional de Segurança Pública e 25 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A coordenação das atividades fica a cargo do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, e os trabalhos são chefiados por especialistas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Objetivo principal: proteger o Pantanal brasileiro

De acordo com o MRE, os incêndios ao longo da faixa de fronteira representam uma ameaça ao Pantanal brasileiro. Portanto, a missão tem como principal objetivo auxiliar a Bolívia no combate aos incêndios em seu território, além de evitar que novos focos atinjam o Brasil.

Colaboração e estratégias de atuação

O comando da missão atua em colaboração com o Ibama e o ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Estão previstos sobrevoos e análises de mapas satelitais para identificar e combater focos de incêndio na fronteira entre a Bolívia e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Situação atual dos incêndios na região

Nas últimas semanas, foram registrados 112 incêndios na região do Pantanal. Atualmente, 18 ainda estão ativos, enquanto 23 já estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Prevfogo, vinculado ao Ibama/MMA. A boa notícia é que 71 incêndios já foram extintos.

Início das operações e planejamento

Parte da missão já começou a atuar na última quinta-feira (5), quando um escalão avançado se deslocou até a Bolívia. Está previsto que o comando conjunto se estabeleça na cidade de San Ignacio de Velasco, localizada no departamento de Santa Cruz, a aproximadamente 315 quilômetros da fronteira com o Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok