Venezuela: fiscal-geral notifica opositor Edmundo González

Principais candidatos da oposição venezuelana notificados pelo Ministério Público

O candidato da oposição venezuelana, Edmundo González, foi novamente notificado pelo Ministério Público (MP) do país sul-americano. O fiscal-geral do MP, Tarek William Saab, determinou que González compareça à sede do órgão em Caracas nesta terça-feira (27).

Investigação sobre publicação de supostas atas eleitorais

A notificação visa esclarecimentos sobre a investigação realizada contra os responsáveis pela página na internet onde a oposição publicou as supostas atas eleitorais que apontam a vitória de González. O MP considera que a manutenção da página pode incorrer em diversos crimes, como “usurpação de funções, forjamento de documento público e delitos informáticos”.

Supostas atestações falsas

A investigação aponta que a página na internet busca usurpar as competências do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), única instituição com poder para publicar os resultados das eleições na Venezuela. Tarek William Saab afirmou que os “supostos documentos” são falsificados e causam a disseminação de informações falsas.

Reação do candidato e questionamento à imparcialidade do fiscal-geral

Em suas redes sociais, González comentou sobre a investigação e questionou a imparcialidade do fiscal-geral venezuelano. Ele afirmou que está sendo submetido a entrevistas sem especificar em quais condições e pré-qualificando crimes não cometidos, acusando-o de comportamento tendencioso.

Especulações sobre protestos pós-eleitorais

O governo de Nicolas Maduro acusou Edmundo e María Corina Machado de serem responsáveis intelectuais pela violência nos protestos pós-eleitorais, com o intuito de promover um golpe de Estado. A oposição, por sua vez, denuncia fraudes na votação e repressão contra manifestantes contrários à reeleição de Maduro.

Informações sobre detenções arbitrárias

Organizações de direitos humanos estimam que mais de 1,3 mil prisões arbitrárias foram realizadas após as eleições, gerando críticas internacionais. A situação política na Venezuela permanece tensa, com acusações mútuas entre governo e oposição.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok