Dorival convoca seleção para Eliminatórias com novidades

Dorival Júnior convoca os jogadores que defenderão o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

O técnico Dorival Júnior anunciou, nesta sexta-feira (23), os 23 jogadores que comporão a seleção brasileira nas próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os jogos serão contra Equador e Paraguai e a convocação foi realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Novidades na convocação

A lista divulgada conta com duas novidades: os atacantes Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo, chamados pela primeira vez para a seleção principal. Estevão, de apenas 17 anos, está em processo de negociação com o Chelsea e se juntará ao clube inglês em julho de 2025. Já Luiz Henrique, que era dúvida devido a dores na panturrilha, foi liberado após não ser constatada lesão.

Jogadores que retornam à seleção

Quatro jogadores que não estiveram presentes na última Copa América foram convocados: o goleiro Ederson, os volantes André e Gerson e o atacante Pedro. Em comparação com os 26 atletas que disputaram o último torneio, alguns nomes não estão presentes na nova convocação, como Rafael, Bremer, Andreas Pereira, Douglas Luís, Ederson, Evanilson, Gabriel Martinelli, Raphinha e Pepê.

Objetivo da convocação

“As alterações na convocação visam buscar melhor rendimento e resposta dos jogadores. Ninguém tem posição assegurada e precisamos de resultados. A estrutura da equipe está mantida, mas é natural fazer mudanças para buscar a evolução”, disse Dorival em entrevista coletiva.

Desafios da seleção

O Brasil enfrentará Equador e Paraguai nos próximos jogos das Eliminatórias. A partida contra o Equador será no dia 6 de setembro, às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Já quatro dias depois, a equipe viaja para Assunção, no Paraguai, para enfrentar os donos da casa no Estádio Defensores del Chaco, às 21h30.

Retrospecto de Dorival Júnior

O treinador terá sua estreia nas Eliminatórias, substituindo Fernando Diniz. O Brasil busca reverter o desempenho recente nas eliminatórias, ocupando atualmente a sexta posição na tabela. Dorival acumula oito jogos à frente da seleção, com três vitórias e cinco empates.

Convocados para os jogos

GOLEIROS
Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr) e Ederson (Manchester City).

LATERAIS
Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendel (Porto).

ZAGUEIROS
Beraldo, Marquinhos, Eder Militão e Gabriel Magalhães.

MEIO-CAMPISTAS
André, Bruno Guimarães, Gerson, João Gomes, Lucas Paquetá e Rodrygo.

ATACANTES
Endrick, Vinícius Júnior, Estevão, Luiz Henrique, Pedro e Savinho.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok