YouTube testa novo formato de anúncios



YouTube testa novo formato de anúncios durante lives

O YouTube está experimentando um novo formato para os anúncios exibidos durante transmissões ao vivo, conforme anunciado pela plataforma na última segunda-feira (05). O modelo inovador adota a estratégia de Picture-in-picture (PiP), ao invés de cobrir toda a tela da transmissão.

O teste está sendo realizado com um número limitado de usuários e tem como objetivo oferecer uma experiência publicitária menos intrusiva durante as lives. Tradicionalmente, os anúncios interrompiam a transmissão ao vivo, cobrindo a tela por completo e desviando a atenção dos espectadores para a propaganda.

Neste novo formato, os anúncios são exibidos em uma janela flutuante que não ocupa toda a tela. Dessa forma, o conteúdo da live permanece visível, enquanto o anunciante ainda consegue capturar a atenção do público-alvo.

Os criadores de conteúdo terão a possibilidade de optar pelo novo formato de anúncios nas configurações de monetização. Essa opção poderá ser ativada por padrão em futuras transmissões ao vivo.

A receita gerada a partir dos anúncios exibidos durante as transmissões ao vivo será detalhada no YouTube Analytics.

Anúncios mais discretos

Segundo informações, o Google percebeu que os anúncios em tela cheia não são adequados para transmissões ao vivo, pois acabam se tornando um elemento disruptivo. Os anúncios em formato PiP não apenas proporcionam uma experiência mais agradável, como também evitam desviar a atenção dos espectadores de momentos importantes da live.

Essa abordagem mais suave pode ser uma estratégia do YouTube para mostrar aos usuários que a publicidade não é tão invasiva. Embora vídeos tradicionais ainda sejam precedidos por anúncios em vídeo, a interrupção do conteúdo não é tão intensa quanto nas transmissões ao vivo.

YouTube testa anúncios em lives que não cobrem a tela inteira. (Imagem: Getty Images)

Atualmente, o Google está em uma batalha constante contra os bloqueadores de anúncios. O YouTube tem implementado diversas medidas para desencorajar o uso de adblockers, incluindo a exibição de telas pretas antes dos vídeos como estratégia preventiva.

É importante ressaltar que essas mudanças visam oferecer uma experiência mais agradável aos espectadores, mantendo a sustentabilidade financeira da plataforma de vídeo.


Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok