Alckmin afirma que impostos não subiram na gestão Lula

Vice-presidente Alckmin afirma que carga tributária não aumentou no governo atual

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, declarou nesta terça-feira (16) que a carga tributária no atual governo não aumentou. A afirmação foi feita em meio à disseminação, via redes sociais, de memes e outros materiais com desinformação sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, impulsionados por opositores do governo.

Carga tributária em declínio

“Em 2023, a carga tributária bruta foi de 32,4% do PIB [Produto Interno Bruto]. Ela era 33,7% até 2022. A carga tributária não só não aumentou no governo do presidente Lula como caiu. Caiu para 32,4%. Então, não houve aumento de carga tributária, até reduziu em 0,6%”, afirmou Alckmin a jornalistas, após se reunir com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Reforma tributária

O vice-presidente reconheceu que a carga tributária nesse patamar é alta para um país em desenvolvimento, mas destacou que o Brasil avançou com a reforma tributária. “Tem um fato importantíssimo que é a reforma tributária. Simplifica, substitui cinco impostos de consumo, IPI, PIS, Cofins, ISS e ICMS, por um IVA dual. Desonera completamente exportação, desonera completamente investimento. Agora, alguns querem enganar. Não houve aumento algum, estamos simplificando”, reforçou Alckmin.

Setor de alimentos em foco

No Palácio do Planalto, o vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhado pelo presidente Lula, ministros e empresários do setor de alimentos, recebeu representantes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). O grupo anunciou investimentos de R$ 120 bilhões no país, entre 2023 e 2026, para abertura de novas fábricas, ampliação de fábricas existentes e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Brasil se consolidou como o maior exportador de alimento industrializado do planeta em 2023. O presidente-executivo da Abia, João Dornellas, afirmou que o país exporta para 190 países e já passou a ser o maior exportador de alimento industrializado. O setor cresceu 3,3% no primeiro semestre deste ano, contrariando expectativas de analistas de mercado.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok