Aliança Global contra a Fome abre adesões no Rio

Ministro confirma formalização da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou na última quarta-feira (10) que a formalização dos documentos que criam a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a abertura da adesão aos países interessados ao pacto acontecerão no final do mês, no Rio de Janeiro, durante a reunião ministerial do G20.

Sede da ONG Ação da Cidadania será palco do evento

A organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania, fundada há mais de 30 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, sediará o encontro dos ministros de estados, não apenas do G20, mas também de outros países convidados. O evento contará com a presença de autoridades das áreas de economia, social, produção de alimentos, industrialização e relações exteriores.

Antecedentes e proposta

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi proposta durante a participação do Brasil na Cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, no ano passado. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social ressalta que a adesão à aliança é aberta a todos os países e busca coordenar ações, parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem.

As ações selecionadas são provenientes de experiências bem-sucedidas em políticas de combate à fome e à pobreza.

Compromisso e objetivos

O chefe de Estado de cada país interessado em aderir à Aliança Global deve assinar uma carta-compromisso, reafirmando o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os objetivos de erradicação da pobreza e fome zero, além de desenvolver uma estratégia baseada em experiências positivas.

Expectativa de adesões e apresentação na ONU

O ministro Wellington Dias revelou que a expectativa é de uma ampla adesão à Aliança, com o apoio de países de diversas regiões do mundo, como América Latina, Caribe, América do Norte, Europa, União Africana, países da Liga Árabe e China.

Dias também anunciou que apresentará os trabalhos desenvolvidos para a criação da Aliança Global na Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da próxima segunda-feira (15).

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok