
YouTube lança nova ferramenta para remoção automática de músicas reivindicadas por direitos autorais
O YouTube apresentou uma novidade para donos de canais que estão preocupados com pedidos de remoção de músicas reivindicadas por direitos autorais. O CEO do serviço, Neal Homan, confirmou a chegada dessa nova ferramenta que promete facilitar a vida dos criadores de conteúdo. A novidade foi revelada no canal Creator Insider, mantido pela empresa.
Remoção seletiva de músicas com inteligência artificial
A partir de agora, os criadores de conteúdo que recebem solicitações de direitos autorais sobre músicas poderão remover apenas a canção que está impedindo a monetização do vídeo. Com a utilização de um novo algoritmo baseado em inteligência artificial (IA), o YouTube é capaz de isolar e eliminar somente a música reivindicada, mantendo os demais sons presentes no vídeo, como diálogos e efeitos especiais.
Até o lançamento dessa ferramenta aprimorada, quando ocorria um pedido de remoção de música, trechos inteiros do vídeo eram silenciados. Esse processo poderia comprometer até mesmo a compreensão do conteúdo, especialmente quando músicas eram usadas como fundo durante conversas.
Como utilizar a ferramenta de remoção no YouTube
Para fazer uso dessa funcionalidade aprimorada, basta acessar o YouTube Studio e, dentro das configurações do conteúdo do canal, localizar o vídeo que recebeu a solicitação de direitos autorais. Em seguida, na aba “Direitos autorais”, selecione a opção “Escolha uma ação”.
Com o trecho da música automaticamente separado pelo YouTube, o criador de conteúdo pode optar por “Remover apenas a música” ou “Remover todo o som da parte com música reivindicada”. A segunda opção é considerada mais rápida, mas a plataforma alerta que a nova ferramenta ainda está em fase experimental e pode não funcionar em todos os casos.
Além dessa novidade, o YouTube também está explorando ferramentas baseadas em inteligência artificial para auxiliar os usuários, como tirar dúvidas dos assinantes e resumir tópicos debatidos em comentários de vídeos. Conteúdos gerados ou alterados por algoritmos são identificados no serviço, indicando que elementos artificiais foram utilizados na produção.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









