Especialista alerta para seca severa na Amazônia em 2022

Alerta: Estiagem na Amazônia em 2024 preocupa autoridades

As chuvas abaixo da média e as previsões de temperaturas acima do normal na região da Amazônia têm gerado preocupação entre as autoridades. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) emitiu um alerta às defesas civis para a necessidade de adotar medidas preventivas e prestar assistência às populações afetadas.

Estudos apontam para seca semelhante à do ano anterior

O analista do Censipam, Flavio Altieri, destacou que os estudos indicam uma seca muito semelhante à do ano anterior na região. O fenômeno El Niño e o aquecimento dos oceanos Atlântico Norte e Sul são apontados como os principais fatores que interferem na redução das chuvas na Amazônia.

Efeitos da seca nos níveis de água e nos rios

O Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico registrou um déficit de 27% nos volumes de chuvas nos últimos 12 meses até abril deste ano. O superintendente de Operações de Eventos Críticos, Alan Vaz Lopes, ressaltou que apesar dos grandes volumes de água, os rios da Amazônia são sensíveis à falta de chuvas. Pequenos déficits de chuva podem resultar em grandes reduções nos níveis de água e no escoamento dos rios.

Impactos na economia e na navegabilidade dos rios

Os efeitos imediatos da seca severa podem prejudicar a navegabilidade dos rios, especialmente afetando as populações mais isoladas. O analista do Censipam afirmou que a interrupção da navegação pode dificultar a obtenção de materiais de consumo nessas comunidades.

Setor energético em alerta

A região concentra 17 usinas hidrelétricas responsáveis por 23,6% do consumo de energia no Sistema Interligado Nacional. A sazonalidade da seca na Amazônia pode afetar o abastecimento de energia do país, exigindo remanejamentos que impactam o setor de geração.

Planejamento necessário para abastecimento de alimentos e água

Com 164 pontos de captação de águas superficiais na região, é fundamental um planejamento adequado para garantir o abastecimento de alimentos e água potável. O transporte antecipado desses recursos é essencial para minimizar os impactos causados pela seca severa nas comunidades mais isoladas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok