Biden pressionado a desistir, recebe apoio de Obama e garante permanência

Mau desempenho de Joe Biden causa polêmica no Partido Democrata

Após o primeiro debate entre o presidente Joe Biden e Donald Trump resultar em um mau desempenho por parte de Biden, uma crise se instaurou no Partido Democrata. Estrategistas e formadores de opinião agora questionam se é o momento de realizar uma troca no cabeça de chapa. Líderes do partido saíram em defesa de Biden, rejeitando pedidos para que ele se afaste da campanha. Buscando reverter a imagem de fragilidade, o presidente realizou um discurso vigoroso na Carolina do Norte, prometendo não desistir da reeleição. Além disso, contou com o apoio de seu antecessor, Barack Obama.

Comício em Raleigh, Carolina do Norte

Durante um comício em Raleigh, Biden, de 81 anos, falou para uma multidão e reconheceu as mudanças em seu discurso e idade, afirmando que mesmo não sendo mais tão jovem, ele sabe o que é certo e como fazer o trabalho. A performance de Biden no comício em contraste com a preocupação expressada na mídia e por estrategistas políticos logo após o debate.

Apoio de Barack Obama

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, demonstrou apoio a Biden através de uma postagem, comparando as noites ruins de debate, inclusive a sua própria em 2012. Apesar dos líderes democratas assegurarem confiança em Biden, especialistas e estrategistas políticos expressaram dúvidas sobre sua capacidade de concluir a eleição. Alguns chegam a pedir que Biden abra espaço para um novo indicado.

Substituição de Biden

A substituição de Biden só seria possível caso ele desistisse da corrida e entregasse seus delegados. Nesse cenário, a Convenção Nacional Democrata em agosto poderia decidir o novo candidato. Entre os possíveis nomes, destaca-se a vice-presidente Kamala Harris, porém outros políticos democratas também são mencionados, como Gavin Newsom e Gretchen Whitmer.

A Constituição americana não permite mais de dois mandatos para presidente, consecutivos ou não. Tanto Obama quanto Trump, caso vencessem em seus respectivos anos, não poderiam tentar a reeleição em 2028. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok