IA apagará posts ofensivos contra atletas nos Jogos, afirma COI

Comitê Olímpico Internacional utilizará inteligência artificial para combater abusos nas redes sociais durante os Jogos de Paris

O Comitê Olímpico Internacional anunciou que implementará inteligência artificial para bloquear qualquer tipo de insulto direcionado a 15.000 atletas e autoridades durante os Jogos Olímpicos de Paris no próximo mês. A medida visa proteger os participantes do evento de possíveis abusos e ataques nas mídias sociais, como afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, nesta sexta-feira.

Situação tensa em meio aos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos deste ano estão sendo realizados em um contexto tenso, com conflitos ocorrendo em diferentes partes do mundo. Entre os eventos que têm gerado preocupações estão as guerras na Ucrânia, a invasão da Rússia em 2022 e os conflitos entre o Hamas e Israel em Gaza, que já resultaram em casos de abusos nas redes sociais.

Expectativas para as Olimpíadas de Paris

Com início marcado para 26 de julho, as Olimpíadas de Paris contarão com mais de 10.500 atletas competindo em 32 esportes diferentes. Segundo o COI, é esperado que o evento gere mais de meio bilhão de engajamentos nas mídias sociais ao longo dos 16 dias de realização.

Uso da inteligência artificial para proteção dos atletas

O presidente do COI, Thomas Bach, destacou a importância da utilização de inteligência artificial em Paris. Ele enfatizou que a IA será empregada em diferentes áreas, com foco na proteção dos atletas contra abusos cibernéticos. A ferramenta de IA oferecerá monitoramento abrangente, cobrindo 15.000 atletas e autoridades, e eliminará automaticamente publicações abusivas para garantir a segurança dos participantes.

Medidas abrangentes contra abusos nas redes sociais

Além disso, as medidas implementadas pelo COI visam abranger todos os tipos de abuso, indo além de ataques políticos. O Comitê Olímpico Internacional não forneceu detalhes sobre o tipo de acesso que os atletas deverão conceder às suas contas para a utilização da inteligência artificial.

Tranquilidade em relação a desdobramentos políticos

Apesar dos desdobramentos políticos na França e das eleições parlamentares antecipadas que ocorrerão apenas algumas semanas antes dos Jogos Olímpicos, o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que os preparativos e o evento em si não serão prejudicados. Ele destacou que tanto o governo quanto a oposição estão determinados a apresentar a França da melhor forma durante os Jogos Olímpicos.

Decisão de Macron em relação às eleições

É importante ressaltar que o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou uma eleição parlamentar antecipada após resultados preocupantes em uma votação para o Parlamento Europeu. A decisão foi tomada visando possíveis desdobramentos políticos no país.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok